Alta Costura

10721145_603812236394215_1630468475_n

O SENAC IRACEMA/Ce realizou uma palestra com a Estilista Fernanda Franco – especialista na técnica de modelagem moulage em Paris, na ESMOD, e também empresária da sua marca Fernanda Franco Couture – promovendo uma roda de conversa entre convidados e alunos dos cursos de moda oferecidos pela instituição. A palestra abordou, como tema principal, a trajetória de Fernanda dentro do universo da moda e suas experiências de encontros e desencontros, entre seguir o caminho profissional trilhado pela mãe Naura Franco, estilista no ramo de festas, ou optar por carreira oposta. Ela conversou um pouquinho para o nosso portal. Logo deu para entender porque ela decidiu acompanhar a herança profissional da mãe. Ficou curioso?  Então, confira a entrevista.

Portal: No mundo da moda, qual sua maior fonte de inspiração?

Fernanda F – Conto com as viagens, a internet, as ruas e até mesmo no instagram, coletando material suficiente para a criação.

Portal: O advento da tecnologia facilitou o trabalho de muitos criadores da moda. Nota-se que a resposta é positiva visualizando o ritmo veloz em que as tendências e coleções são lançadas. O que torna seu trabalho rico e diferente?

Fernanda F – Colocando um pouco de minhas pesquisas mescladas ao sonho das clientes. Muitas vezes, a noiva chega com tudo pronto e só finalizamos dando algumas alterações para deixá-la completa na busca que a trouxe a nós. Às vezes são necessárias mudanças que ainda melhoram o resultado esperado.

Portal: Diante do público, quais as perguntas recordes feitas a você?10718395_603812226394216_563888133_o

Fernanda F – Muitas, mas as pessoas ficam surpreendidas pelo fato de ter alcançado uma carreira estável sendo muito jovem. Ser filha de Naura Franco não quis dizer terem sumido as dificuldades. Tê-la por perto ajudou para a minha realização e crescimento.

Portal: Qual seu olhar para a nossa Moda Brasileira frente aos grandes espetáculos da alta-costura no exterior?

Fernanda F – Temos grandes estilistas fazendo melhor aqui também. Cito alguns que fazem lindos trabalhos como Kallil Nepomuceno, Lino Villaventura, Mark Greiner e outros. Não precisamos trazer profissionais de fora sabendo que encontramos aqui uma moda rica e original.


Portal:
 Na alta-costura, quem são seus preferidos?

Fernanda F – Tem o Lino, seu trabalho grandioso me encanta. Pedro Lourenço e Kallil Nepomuceno. Admiro Elie Saab e Zuhair Murad. Todos ajudam bastante na criação.


Portal:
 Que diferença você observou em nossos profissionais no período de 1 ano e quatro meses estudando em Paris com outros estrangeiros encontrados por lá?

Fernanda F – Nós procuramos nos ajudar e ficar juntos trocando relações para realizar o trabalho. Meus dias eram  intensos e passava noites estudando pra dar certo  minhas modelagens, sem contar que estudava o idioma para seguir as aulas. Não deu muito tempo para criar relações. Estive ao lado de excelentes coreanas e outros que desenvolveram belos trabalhos.

Portal: Tem muitas mulheres casando?10720593_603812239727548_590022438_o

Fernanda F – Sim, e é comprovado, desde 2007, o número cresceu para 916.006 casamentos.

Portal e Fernanda (Risos) hum…

Portal: Finalizando nossa entrevista, peço que deixe um recado para os que estão trilhando a carreira.

Fernanda F – Continuem tentando, pois não é uma carreira fácil. Se precisar sair daqui para aperfeiçoar lá fora é válido, mas volte quando achar que deve. Nosso campo é muito vasto e temos muito para explorar. Há muitas riquezas, como a nossa renda e o bordado, no nosso Nordeste.

11954680_545465305604516_7500753989064805302_nPor: Lima Sousa/ Revisão: Fernanda Silvia/ Agradecimentos: Fotógrafo: Thiago Leite/Entrevista-Local : SENAC Iracema /Endereço: R. Bóris – Centro, Fortaleza – CE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s