Fórum De Inspirações 2016

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O Fórum de Inspiração é um projeto de informação antecipada e acontece há mais de dez anos. O evento visa levar conteúdo de moda e estilo para empresários, estilistas e designers de forma estratégica ao desenvolvimento das suas coleções. A palestra contou com a participação da consultora do núcleo de designer Tatiana Sousa, sob a direção do estilista Walter Rodrigues, entre outros profissionais que, juntos, constroem um banco de dados nos processos de informação(Big Data), para atender a mais de 28 polos calçadistas de confecção visitados no Brasil. 

“Toda essa informação que passamos com antecedência para os polos, o resultado pode ser visto em janeiro no Inspiramais, onde são apresentadas as matérias-primas desenvolvidas em cima das inspirações. Nesta edição especial de Verão 2016, mudamos o seu formato. Nela, mostramos as inspirações do Verão 2016 e confirmamos o Inverno 2015. Assim, as coleções que foram produzidas solidificaram suas ideias de moda. Para facilitar,o fórum trouxe este ano, aos polos, os materiais desenvolvidos para o Inverno 2015 e que foram expostos em julho neste evento”, diz a consultora.

Portal – Quais são as inspirações para o Verão 2016?

Tatiana–A nossa principal temática é ‘fronteiras’. É onde convidamos empresários criativos a ultrapassar fronteiras, quebrar seus limites e oferecer ao consumidor uma nova experiência.

Portal – A busca é ampliar os horizontes?

Tatiana– Sem dúvidas, pois no momento que você ultrapassa fronteiras e quebra barreiras, automaticamente se ampliam os horizontes. Hoje o empresário designer criativo tem que sair da sua zona de conforto. Ele precisa realmente criar coisas novas, oferecer novas experiências para o consumidor, pois a oferta de produto é gigantesca. Hoje o consumidor consegue comprar qualquer coisa via internet. Ele faz viagens internacionais e tem acesso a todo tipo de informação a qualquer hora, então, como que você vai fidelizar seu cliente? O produto todo mundo entrega. Agora, você tem que ter experiência na entrega.

Portal – O que o projeto vê, em longo prazo, para os empresários?

Tatiana – Nós temos uma linha de pensamento dentro do fórum no qual convidamos o empresário a pensar na sua coleção de forma estratégica, que é a metodologia da pirâmide de produto, e dentro disso existe um produto da experimentação que é o “novo e conceitual”. Quando você pensa dessa forma, esses produtos cumprem papeis dentro de uma coleção. Então, geralmente o empresário tem muito medo de arriscar. Ele quer ficar sempre no mesmo porque sabe que aquilo dá certo. É preciso trazer o novo e o diferente, pois o consumidor está em busca disso. Se você não arriscar pelo menos um, dois ou três produtos do teu mix para fazer uma coisa realmente diferente, uma coisa de vanguarda, com certeza você vai ficar para trás.

Portal – Qual o primeiro passo na construção desse novo produto?

Tatiana– É conhecer para quem você faz o produto. Quem é teu público-alvo, porque esse é o ponto de partida, não tem outro. E a partir desse conhecimento oferecer algo novo e diferente a esse consumidor.

Portal – A rotatividade do Fórum de Inspirações acontece em quantos pontos do Brasil?

Tatiana– Nós visitamos 28 polos, começando em Novo Hamburgo (no Rio Grande do Sul), chegando até Juazeiro, Fortaleza, João Pessoa, Franca, Jaú, Rio de Janeiro, Goiana, entre outros.

Portal – Quantos profissionais atendem aos locais visitados?

Tatiana– Temos uma gama de profissionais. Somos uma equipe e nos dividimos entre esses polos. Sempre falo que todo mundo sai em world show para fazer as palestras pelo Brasil. 

WP_20141016_011[1]Portal – O trabalho está ligado com os birôs fashion?

Tatiana– Não! É uma experiência muito de mercado e por ser um grupo grande, todo mundo fica antenado no mercado, no movimento de moda, de cinema, arquitetura, designer e de economia. Tudo influencia nossa pesquisa. Na hora que sentamos para pensar, são várias mentes olhando para o contexto mundial do que está acontecendo, para depois formatar tudo.

Portal – Qual a metodologia usada nas pesquisas?

Tatiana– Existe toda uma análise de mercado, uma continuidade e uma transformação, então, nosso ponto de partida já existe. Nós olhamos para o que fizemos anteriormente e damos continuidade a essa história. Não é uma coisa do zero que aparece a cada estação. Agente vai se renovando e a transformação vai acontecendo a cada edição.

Portal – Qual o ponto de partida nesse serviço?

Tatiana– Sempre vai ser para quem você faz o produto. O grande erro do empresário é achar que o que a Prada fez serve para ele. Ele pode olhar, não tem problema, mas ele tem que conhecer o universo e o consumidor dele. No momento que você conhece o seu consumidor, para quem faz o seu produto, independente da tendência, da inspiração, você vai olhar tudo isso e fazer um processo de decodificação, trazendo aquilo pro seu universo, pro seu público e marca. Esse é o processo.

Portal – O que é preciso às marcas nesse processo atual?

Tatiana– Não tem receita. Não tem bola de cristal. No momento que você sabe para quem desenha fica tudo mais fácil, pois consegue interpretar. Seu ponto de referência é para quem desenha. É o seu público alvo.

Portal – O que vai estar nas ruas em 2015 e 2016?

Tatiana– Dentro da linha de pensamento da ‘pirâmide’ tem o conceito um, que é o 60 por cento. O produto “bate caixa” mais popular onde acontece realmente o que está na rua. Se você entrar nas grandes fastfashion já dá para ver uma explosão de multicoloridos, padronagens e estamparias grandes. A moda urbana está influenciando muito as confecções. Estamparias que trazem a informação da rua para a estampa como o gestual, um grafite, um colorido, a PopArt, o New Wave dos anos 80, isso já está rolando.

Portal –Quando a edição vai estar de volta?

Tatiana–Em fevereiro e março já começa mais um ciclo, que vai ser o Inverno 2016.

11954680_545465305604516_7500753989064805302_n  Revisão: Janaina Gonçalves/ Edição: Lima S./ Agradecimentos: Assistente de produção: Ahilsa Marques/ Tatiana Sousa/ Local: Hotel Plaza Suítes/ SEBRAE/ ASSINTECAL.

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