In Foco: Mário Queiroz

Fotos: Lucivan Moura
Fotos: Lucivan Moura

O Estilista Mário Queiroz esteve em Fortaleza no período de uma semana nos dias 10 a 14 de novembro, ministrando o curso Reciclagem de Moda para o corpo de docentes da região Nordeste. O curso traz os questionamentos para debater todas as etapas do processo de criação do designer em cinco dias, totalizando 40 horas. Estiveram presentes professores do Piauí, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco acompanhando as novas informações com base nas pesquisas realizadas pelo designer.

Mário Queiroz é um dos grandes incentivadores do Dragão Fashion. Presente em todas as edições desde o início, ele comenta a importância do evento que, por intermédio do Senac Ceará, trouxe ao solo cearense profissionais internacionais com oficinas e palestras na instituição:

“É super importante a moda nordestina para o país. Acompanho com muito carinho a moda do Ceará e de outros estados, reconhecendo aqui um grande polo dentro das escolas com seus designers, tendo suas carreiras consolidadas no mercado”, afirma Mário. 

10807111_736288059786497_1630405428_nA marca “Mário Queiroz” surgiu a partir da ideia de criar para um homem que goste de moda, no sentido da novidade, e que está cansado de percorrer os shoppings encontrando sempre os mesmos produtos. Desde que a marca teve início, há 19 anos, com a criação dos shorts curtos, aceitos no mercado numa cartela de cores e materiais sem preconceitos, a peça teve boa aceitação no tocante a sua circulação pelas ruas, sucesso advindo das passarelas. Ele brinca com a expressão “o tecido não tem sexo”, esclarecendo as possibilidades de criar um estilo autoral, mas que possa transitar nas ruas; do contrário, torna-se fantasia, pois a moda só é moda enquanto percorre pela sociedade.

Formado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mário Queiroz escreveu o livro O herói desmascarado, falando da imagem do homem na mídia. Queiroz apresenta nessa dissertação de mestrado a moda e a comunicação sendo pensadas como mídia em relação às outras mídias, tendo usado para a conclusão uma revista que falava sobre herói. Foi através desse editorial que nasceu a literatura masculina. Os temas da obra incluem o homem que não chora, o provedor, e o herói em relação à vaidade. Atualmente, a edição encontra-se esgotada devido à busca do público que sente uma grande ausência de literaturas masculinas. Seu novo livro Organização de desfile tem um perfil didático para o ensino em sala de aula, abordando as etapas e os processos na produção e construção de um desfile de moda.

O estilista nos revelou o tema de sua tese de doutorado em Comunicação e Semiótica chamada “Homem e/ou Mulher”. É uma continuidade de sua dissertação, falando das representações do masculino na imagem de moda.

“A tese vem defender a linha que separa o masculino e feminino se tornando cada vez mais próximos”, afirma Mário.

10805112_736288219786481_934596758_nO termo “androginia” é tratado na obra, mas, conforme o autor, é uma expressão que precisa ser mais bem compreendida do que se entende na realidade.

Alguns valores tidos como masculinos ou femininos são questionados. Um exemplo claro é o rosa, tido como uma cor unicamente feminina. Nos editoriais e no próprio mercado de moda isso já está bem ultrapassado. O próprio terno masculino, antes exclusivo para os homens, já faz parte do universo feminino. Ao final da entrevista o convidado deixa um recado aos profissionais de Fortaleza:

“Quem está no Ceará pode sentir-se privilegiado. As instituições têm investido no Nordeste mais que no próprio Sul”.

 

11219059_536702383147475_4434980115997658297_n Por: Lima Sousa/ Edição: Lima S./ Revisão: Juliana Nascimento/ Fotógrafo: Lucivan Moura/ Agradecimentos: SENAC IRACEMA/ Espaço: Modateca.

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