Canções Para Ricardo Gomes

11

“Canções para a Moda” foi o tema da 6ª edição do Concurso Ceará Moda Contemporânea 2014, realizado pelo Sinditêxtil/CE em parceria com o SENAI e o SEBRAE, que traz a participação de profissionais e estudantes nas categorias Design (individual), Modelagem (individual ou dupla) e Costura (individual). O concurso conta com oito participantes selecionados para amostra de seis peças no dia do desfile, sendo escolhidos apenas três para as premiações. Para o terceiro lugar, a premiação é no valor de R$2.000,00(dois mil reais); o segundo colocado recebe R$3.000,00(três mil reais), e o primeiro colocado ganha uma viagem de capacitação e pesquisa no ‘Circuito deModa’ do SENAI-CE, realizado no ano de 2015. Os participantes vencedores foram André Sampaio, Artur Paiva, Bruno Olly, Aleson Pinho, Rafaela Castro, Márcia Silva, Roggah Cordeiro e o vencedor da noite Riccardo Gomes.

“Eu não tava esperando. O trabalho dos outros candidatos foram todos bons. Coloquei toda dedicação e dei o máximo para realizar a coleção. O ramo da moda é difícil conseguir destaque. São muitos talentos tentando emergir. Tem momentos que você duvida do seu potencial e da sua criatividade, e ganhar o prêmio é como se fosse um combustível que vai te dar forças e vontade para continuar.”

O evento aconteceu no dia 20 de novembro e teve como inspiração o movimento dos músicos na década de 70 na conquista de espaço no Ceará.

5Keelly Whitehurst de Castro, superintendente do Sinditêxtil/CE e responsável pela coordenação geral do evento, nos falou sobre a importância do tema para a valorização da cultura cearense, retratando esse momento da música na moda.

“Nós valorizamos o profissional da moda cearense com o insumo das roupas que são desenvolvidas e trabalhamos com as fábricas locais fazendo uma composição com as indústrias do Estado. O Ceará Moda Contemporânea tem nos proporcionado muita alegria, sendo consolidado cada vez mais no calendário da moda no Estado.”

A grande decisão foi bastante complicada para a escolha do vencedor da noite. Ricardo Gomes, ganhador do concurso, usou o tema “Pavão misterioso”, título da música do compositor cearense Ednardo, na apresentação do seu trabalho. Sua coleção teve inspiração na repressão da ditadura, em que a expressão e a cultura estavam na cor, um dos meios para os artistas mostrarem suas ideias naquele período. O designer dedicou a coleção ao seu avô José Pedro.

“Essa coleção foi inspirada na imagem e na força do meu avô José Pedro. Ele foi um pai, mãe, e tudo pra mim. A ele dedico o meu trabalho por ter conseguido me educar”.

11219059_536702383147475_4434980115997658297_n Por: Lima Sousa/ Edição: Lima S./ Revisão: Juliana Nascimento/Fotógrafo: Ednardo Veiga/ Agradecimentos: Keelly Whitehurst de Castro, Ricardo Gomes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s