In Foco: Artista brasileiro em Nova Iorque

altApjIU3zEctbNy3SMVNqa6cqpoNUVN_qRLq8KOCx6Ef28

AVA Galleria sediará duas obras do artista paraense Victor Rosalino no Consulado-Geral do Brasil, em Nova Iorque, no centro da cidade de Helsinki, entre os dias 1o e 26 de abril de 2015. A Galleria estimula a promoção de trabalhos artísticos no mercado estrangeiro ampliando a consolidação da carreira dos profissionais em nível nacional e internacional.

A participação cumpre algumas exigências para a exposição que destina duas opções para a amostra dos quadros. A primeira com duas (2) obras, que devem ter aproximadamente 50 x 50cm, e a segunda com uma (1) obra de 100 x 100cm para as disposições no salão.

Localizada no endereço Pohjoinen Rautatiekatu, a pequena galeria faz visitas por diversos lugares e expõe trabalhos de feiras de artes visuais contemporâneas vistos pelo mundo.

A primeira vez em uma exposição coletiva fora do país oportuniza a expansão do conceito e da identidade do perfil do artista. Além de colocar sua arte em vitrine nova-iorquina, o jovem tem a oportunidade de uma ampla divulgação de sua obra na imprensa local, bem como manter o trabalho durante 36 meses representado no mercado estrangeiro. Uma boa oportunidade no reconhecimento da Arte Brasileira, pouco valorizada no próprio país.

O Talento

18392084788_9d4eeb7d3bCada caso é uma história excepcional a contar. De praxe, todo mundo sabe a velha história da subida que não é fácil. Os degraus que fazem parte da escada de Victor Rosalino de apenas 19 anos, natural de Belém, estão só começando. Para começo, a trilha do savoir faire (sabe tudo) desenrola-se a partir de uma customização de camisas pintadas com palitos de dente e tinta para tecido numa atividade realizada no colégio. A repercussão foi um sucesso e resultou na encomenda das camisas entre os amigos.

“Logo no começo eu demorei muito pra perceber que o lance não é só pintar o que já existe. O importante é criar e dar essa impressão. Foi como tudo começou.”, afirma.

Artes

O interesse na área o levou a estudar a fundo o universo das artes visuais na faculdade, despertando os valores indispensáveis enquanto estudante do curso, na consolidação da carreira e suas técnicas. 

A arte tem uma interação com o ser humano. Os cantores têm o microfone e cantam, artistas visuais têm seus pincéis, canetas e lápis, desenham e realizam o trabalho. Assim como outros da street art

Características

1530450_771282546280737_3629521013472065035_n - CopiaO essencial no trabalho que envolve criatividade, sem dúvidas, está na busca pela originalidade. É a meta dos profissionais que visam o valor e o reconhecimento de seu traço em busca da exclusividade. O surrealismo aponta o perfil de seus desenhos e traz a ideia profundamente ligada aos aspectos da imaginação, indo além da linguagem formal conhecida. Entre os artistas do movimento surrealista presentes na lista do jovem estão Salvador Dalí e Redmer Hoeskstra, formando o ciclo de suas preferências. No mundo moderno, onde impera a tecnologia, é quase raro encontrar um jovem de gostos refinados. É como procurar uma agulha perdida no palheiro. Difícil achar! 

Profissão e Realidade

A grande maioria dos jovens na faixa dos 19 anos passa a ter a preocupação com o futuro profissional diante do mercado competitivo. No mundo atual, decidir a carreira profissional tornou-se cada vez mais complexo quando isso envolve a bolada do quanto esse ofício pode lhe ofertar. Viver da arte no país do futebol é uma escolha “furada” na linguagem deles, – passa reta a opção, sem essa, receiam passar fome. Imagina o que pensam, a respeito, os jovens e adultos do Nordeste brasileiro! Dispensa comentários.altAsUzPZc1_LZCzMnZpv9YFMEvzlJEO1qYUt6HbC2lTJTv

No início da matéria escrevi a seguinte frase: “Cada caso, uma história excepcional a contar”.  Quero agora completá-la no jeitinho brasileiro: “Cada caso, é um caso!” Deu para sentir no Victor a diferença? Claro que sim!  O moço nos deu a certeza na escolha. Agora, resta esperar se vai persistir na vida com a arte. Só o tempo vai revelar. É um privilégio viver de arte no Brasil.

11219059_536702383147475_4434980115997658297_n Por: Lima Sousa/ Edição: Lima S./ Revisão: Fernanda Silvia Barroso/ Fotógrafa: Nadir Lima/ Agradecimentos: Centro Cultural Dragão do Mar. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s