A Dama Do Teatro Antonieta Noronha

AntonietaNoroes 019
Antonieta Noronha

Apesar de pouco conhecer o mundo das artes cênicas e suas técnicas, abro linhas para dar minhas homenagens ao ícone Antonieta Noronha, uma das grandes atrizes do cenário cearense que fortaleceu a história do teatro em Fortaleza. A atriz é reverenciada pelo público cadeira cativa que a acompanha desde o início da sua carreira nos palcos.

Um nome forte para a cultura do teatro na cidade que cresce progressivamente nas instituições, escolas, shoppings, e nas ruas. Sem dúvidas, uma grande referência para os profissionais inseridos nesse universo lúdico e mágico, onde a criatividade é livre e as possibilidades de atuações são infinitas. Um orgulho para nós! Que dirá a própria, nascida em Manaus e veio ainda criança para o Ceará sendo adotada por uma família em Sobral. Neste ano ela completa 79 anos, formando a lista dos artistas consagrados do ceará como Chico Anysio, Tom Cavalcante, Luiza Tomé, Emiliano Queiroz, Ary Sherlock, Eusélio Oliveira, entre outros… Não é pra pouco.  

Na capital de Fortaleza o Teatro Antonieta Noronha localizado na Rua Pereira Filgueiras, nº4, no Centro da cidade, tem o seu nome reconhecido pela vida dedicada a dramaturgia. O espaço foi inaugurado em 26 de maio de 2004 com a peça “Um Minuto de Silêncio”. Sua trajetória no teatro começa no ano de 1964, quando concluiu o curso de arte dramática da UFC. Participou dos grupos “Comédia Cearense” e “Teatro Novo”, entre outros, sendo assistida por diretores como Marcus Miranda e B. de Paiva,dos quais foi aluna. Um dos mestres, Marcus Miranda, foi o responsável pela chegada da atriz na televisão, destacando a personagem fofoqueira Olinda no programa “Dois na Berlinda” ao lado de Praxedinho na TV Ceará, canal 5.  

AntonietaNoroes 007
Fotógrafo: Jean dos Anjos

“Eu fui uma pessoa sempre intuitiva. Nunca fui intelectual. Os meus espetáculos, os meus personagens todos foram intuitivos em que eu faço com a maior naturalidade”, afirma a atriz.

No cinema ela estreia no filme “Dora Doralina”, compartilhando experiências com artistas de renome como Vera Fischer e Cleide Yácones. Em nível nacional foi premiada com os filmes “O amor não acaba às 15:30”, “Deixa-me ficar” e “Tempo da Ira”. A atriz brilhou no palco ao lado da estrela Fernanda Montenegro no longa “Central do Brasil” e pela primeira vez com o ator Ary Sherlock no espetáculo “Na Corda Bamba”, de Aldo Marcozzi, na Mostra Memória do VIII Festival de Teatro de Fortaleza em 2012.  No curta “Doce Amargo Infinito” de Cássio Araújo, ela interpreta uma velha amarga pela ausência do marido. Por fim, muito bem realizada com a carreira, ela encerra os trabalhos apresentando a peça “Um minuto de Silêncio” no teatro que estampa além de seu nome, uma vida que canta cinquenta anos de amor e paixão a profissão. 

“Eu sou operária do teatro. O meu trabalho é um ofício muito árduo. Por que teatro é difícil de ser feito, não é brincadeira de boneca, é uma coisa séria, onde você leva a consciência dos seres humanos pra cima do palco”, segundo entrevista para o programa Interaja em Foco. 

Conhecida como a “Dama do Teatro” a atriz recebe da família artística uma semana de homenagens no mês de agosto que começa no dia 08 e vai até o dia 15. Integrando a programação da semana “Antonieta Noronha”, o ator Ricardo Guilherme a prestigia com o espetáculo “Antonieta-a Atriz Proletária” e a caracteriza como operária, artesã, uma trabalhadora braçal e servidora da cena teatral. Segundo release passado a nossa produção.

11721126_690129504424230_1069829193_n Revisão: Mayara Magalhães/Por: Lima Sousa /Editado: Lima S./ Agradecimentos: Fotógrafo: Jean dos Anjos/ Ari Areia e Silvia Moura/Progrma: Interaja in Foco/ Ex-alunos de Artes Cênicas do IFCE (Chirliane Alves, Danilo Castro e Larissa Cândido.

Anúncios

5 comentários sobre “A Dama Do Teatro Antonieta Noronha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s