Vida de Blogueiro no Instagram

Natércia Melo
Foto: Anibal Lopes / Natércia Melo

Em sua 7ª edição, o Encontro de Blogueiros, que é promovido pelo jornal O POVO da cidade de Fortaleza, acontece há dois anos no Espaço O POVO Cultura e Arte. O tema “Moda no Instagram” foi o assunto em debate durante a noite de 31 de agosto, mediado pela jornalista e colunista Roberta Fontelles. Estiveram presentes no encontro: Edith Gomes (blogueira e fashion designer), Diego Gregório (blogueiro do Homem etc), Samuel Keviny(produtor de moda do O POVO) e Danillo Benevinuto (gestor de criação da Skyler). A nova temporada destaca diversos segmentos de blogs e diferentes públicos em sua realização. O Encontro de Blogueiros O POVO é realizado na última segunda-feira de cada mês e é aberto a todos os interessados. No final do evento, a plateia foi sorteada com brindes da marca convidada Skyler, entre outros presentes.  

“Tem um mundo acontecendo no Instagram. Nós trouxemos esse tema para conhecer quem são essas pessoas, essas marcas e quem faz esse mundo acontecer. A moda é um mercado bem organizado no sentido de ter muitas blogueiras que ganham com isso, mas não são as únicas que lucram”, afirma a organizadora do evento Natércia Melo.

No dia 31 de agosto, comemora-se internacionalmente o Dia do Blogue. A data foi escolhida nesse dia devido à semelhança dos números 31/08 com a palavra blog. De fato, ao juntar os algarismos veremos nitidamente a palavra na forma numérica como se vê – 3108. Portanto, nesse dia, todos que se dizem e são blogueiros têm a liberdade para apontar aos seus leitores outros blogues espalhados pelo mundo afora. 

O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. Logo em seguida, no ano de 1999, a expressão foi abreviada para blog por Peter Merholz. Inicialmente, os primeiros blogs tinham o formato de diários pessoais no qual as pessoas trocavam suas vivências e ideias íntimas. Atualmente, eles evoluíram e tornaram-se espaços disputados no mundo virtual,no qual, além de um canal pessoal, é um mercado de negócios para os diversos setores no comércio. Foi, então,que surgiram as primeiras blogueiras destacando os mais variados perfis de sites de moda, beleza, gastronomia, fóruns, notícias etc.  Todas elas com a sua curadoria pessoal própria.

Foto: Anibal Lopes/ Blogueira: Edith Gomes
Foto: Anibal Lopes / Blogueira: Edith Gomes

A princípio, a liderança estava no domínio das blogueiras fazendo o universo da blogosfera ferver. Mais tarde, a ideia convenceu os rapazes, que logo usaram as plataformas dos blogs para informar o mundo masculino com os jogos, notícias de esportes, moda, automóveis, política, animes, música, musculação etc. Na comunidade web,existem inúmeros blogs de lifestyle produzidos por homens e mulheres que passam ou vendem uma ideia de suas vidas para o público. Não se sabe quem foi o precursor desse segmento tão influente que ajuda as grandes marcas de luxo a se promover rapidamente. A febre dos blogs tornou-se tão evidente no cotidiano que é preciso, além de milhões de seguidores e cliques de acessos, um bom conteúdo de imagens, texto e equipamentos para transformá-lo em um site requisitado. 

No tocante ao assunto “a vida dos blogueiros no Instagram”, já existe uma nova designação para os formadores de opinião que se conectam nas páginas da web. A novidade é o Instablog, ou seja, é um blog no Instagram que, diferente do convencional, traz fotos de looks, acessórios e de lugares exclusivamente de seus autores. Considerado atualmente uma das redes sociais mais importantes do momento, o Instagram é um dos veículos mais utilizados pelas pessoas, a incluir na sua maioria os jovens e adolescentes. 

Foto: Anibal Lopes/ Diego Gregório
Foto: Anibal Lopes/ Diego Gregório

O aplicativo foi lançado no dia 06 de outubro de 2010 para postagens de fotos e compartilhamento em outras redes sociais. É uma ferramenta frequente no mundo dos blogueiros(as), It Girls, modelos, fotógrafos e fashionistas que lançam tendências. A cada dia que passa, a necessidade de ser visto é uma característica forte no cotidiano das pessoas. Elas buscam, por meio das redes sociais, mostrar aquilo que são e contribuir de algum modo como fonte de pesquisa, produto e criatividade para o mercado. Digamos que elas são o próprio negócio de si mesmas. 

Abaixo segue uma lista das tops blogueiras da atualidade que incluíram, além do conceito de lifestyle, outras partes do cotidiano importantes do mundo moderno em seus sitesSão elas:

Foto: Anibal Lopes / Cindy Gomes/ Modelo
Foto: Anibal Lopes / Cindy Gomes/ Modelo
  1. Uliana Kim: theveryuk.com;
  2. Danielle Nice: icouldkillfordessert.com.br;
  3. Carol Moré, publicitária: followthecolours.com.br;
  4. Gabriela Pugliesi: tips4life.com.br;
  5. Thalita Carvalho, jornalista e publicitária: casadecolorir.com.br;
  6. Marina Smith: 2beauty.com.br;
  7. Juliana Cunha: julianacunha.com/blog;
  8. Camila Coutinho: garotasestupidas.com;
  9. Diego Gregório: blog.opovo.com.br/homemetc;
  10. Edith Gomes: tudocommoda.com.br;
  11. Roberta Fontelles: blog.opovo.com.br/beleza; 
  12. Camila Coelho: camilacoelho.com;
  13. LaláRudge: lalarudge.com.br; 
  14. NatiVozza: glam4you.com; 
  15. LaláNoleto: lalanoleto.com.br;
  16. Thássia Naves: blogdathassia.com.br. 

Esses são os blogs mais populares pela internet e que circulam nas redes e mídias sociais com picos de acessos. Existem muitos outros segmentos de blogs dando o que falar, diferente dos que foram destacados. Eles chamam atenção pelo conteúdo, perfil, layout e o público de seguidores que mantêm a mesma identidade de ideias. É blog que não tem fim! Nota-se que a blogosfera dá lugar à liberdade e ao encontro de opiniões que influenciam no direito da sociedade de intervir de forma livre, espontânea e independente. Ela é simplesmente democrática! Pelo visto, a febre vai continuar pegando por muito tempo. Bom é que ela não tá matando ninguém. Só contagiando!

 

11219059_536702383147475_4434980115997658297_n Por: Lima Sousa/ Agradecimentos: Revisão: Juliana Nascimento (Olhos de Lince)/ Editado: Lima S. / Fotógrafo: Anibal Lopoes/ Espaço: O POVO de Cultura e Arte/ Natércia Melo.

Anúncios

5 comentários sobre “Vida de Blogueiro no Instagram

  1. Não tinha a ideia que existia um dia do blogue. Parece-me uma iniciativa porreira para a divulgação e socializar entre bloggers. O instagram sem dúvida que está a ser uma rede de grande escala e tirar proveito para divulgar ainda mais a criatividade que acata um blog é fenomenal.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s