Dragão do Mar em Formas

renato--309

A arquitetura do Centro Cultural Dragão do Mar inspira a coleção de moda dos alunos do curso de Modelista e Costureiro na Comunidade Poço da Draga. Foi a partir do olhar para as linhas arrojadas e sinuosas da mega estrutura de 30 mil metros quadrados, criadas pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que surgiu a Coleção Dragão do Mar em Formas para o encerramento do curso.

A instituição de arte e cultura tem o nome Dragão do Mar em homenagem ao líder jangadeiro Chico da Matilde, também conhecido como Francisco José do Nascimento. O espaço é composto de áreas direcionadas exclusivamente ao fomento da arte e cultura no Estado. A dimensão arquitetônica é uma das maiores no país e é reservada para as salas de Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco,  Museu da Cultura Cearense,  Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multigalerias e espaços para exposições itinerantes e o Parque Verde. O espaço também é interligado com a escola Porto Iracema das Artes, à Biblioteca Pública Menezes Pimentel e à Escola de Artes e Ofícios Thomas Pompeu Sobrinho. 

Foi no Anfiteatro Sérgio Mota, do Centro de Arte e Cultura, que o espetáculo da noite aconteceu com os desfiles das coleções “Dragão do Mar em Formas” – da turma de modelagem sob a instrução da professora Helena Araújo– e “Carmem Miranda – Arretada sim senhor”, da turma de corte e costura sob a orientação da professora Mazé Camurça.

A coleção “Dragão do Mar em Formas” retratou as formas geométricas da estrutura do centro cultural nas roupas. As peças traziam as linhas rígidas da arquitetura inspiradas nas escadarias, corredores, teto, planetário, quadriculados, triângulos e desenhos retos do local. Cada look foi criado pensando na riqueza do espaço, sendo traduzido nos vestidos midi, mullet, saias godês, calças, shortinhos e tomara que caia. A cartela de cores usou a intensidade do vermelho e a transparência do branco para as roupas confeccionadas de brim e algodãozinho. Em resumo, Dragão do Mar em Formas fez uma narrativa em valorização do espaço como uma das grandes referências no Nordeste na arte e cultura do povo cearense. 

“As formas geométricas me chamam muito a atenção. Na verdade, eu queria retratar as formas do Centro Cultural nas roupas. Eu tive esse sonho sozinha, mas quando eu compartilhei com os alunos, eles passaram a sonhar junto comigo, e essa ideia não era mais só minha, ela passou a ser deles. Eu tive a ideia, lancei, mas foram eles que concretizaram”, diz a professora Helena Araújo.   

Arretada, sim, Senhor

A cantora e atriz brasileira Carmen Miranda emprestou o chame e o humor à coleção que mostrou peças estampadas, turbantes, bordados, artesanato, saias longas, shorts, acessórios, brincos e maxi colares multicoloridos na passarela. As famosas saias longas de fendas marcantes não poderiam ficar de fora, elas tomaram conta do início ao fim no desfile.

“Arretada, sim, Senhor” trouxe a criatividade sustentável com o uso de retalhos e algodãozinho na criação das peças. A trilha sonora bem que poderia ficar no ritmo da diva, mas, dessa vez, quem assumiu o comando foi o cantor Caetano Veloso com a música –”Disseram que Voltei Americanizada”. A música fala do retorno da cantora ao Brasil após ter viajado pela primeira vez aos Estados Unidos e sofrido ofensas ao ter supostamente perdido a ginga brasileira. A coleção “Arretada, sim, Senhor” revelou a volta da cantora incorporando as formas e linhas da mulher cearense ao invés de usar o estereótipo exclusivo das passarelas. 

O evento foi uma realização da diretora de ação cultural da ONG Velaumar e moradora da Comunidade Poço da Draga, Isabel Cristina Lima, motivada pela professora Helena Araújo em parceria com o Senac, com o Centro Cultural Dragão do Mar e outros colaboradores envolvidos no projeto.  

11219059_536702383147475_4434980115997658297_n  Por: Lima S./ Editado: Lima. S /Revisão: Fernanda Silvia Barroso/ Fotógrafo: Renato Linhares/ Agradecimentos: Proª: Helena Araújo/ Aluna: Mirian Delerino/ Senac/ Dragão do Mar. 

Anúncios

2 comentários sobre “Dragão do Mar em Formas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s