Blogueiros em Destaque

Fotos: Anibal Lopes
Fotos: Anibal Lopes

O encontro de blogueiros O POVO, que aconteceu na última segunda-feira (31) do mês de agosto, no Espaço O POVO Cultura e Arte, abordou o tema “Moda no Instagram” e contou com a participação da blogueira e fashion designer Edith Gomes e do blogueiro Diego Gregório do blog Homens etc. Ambos contaram as relações profissionais como blogueiros no mundo da moda e da publicidade no cotidiano.

Retrocedendo no tempo (há seis anos), no ano de 2010 iniciava a tendência dos blogs de moda no país, com isso foram surgindo diversas páginas de blogueiras consumistas em produtos de moda, estilo e beleza. As próprias autoras destacavam o estilo de vida incluindo as dicas de moda, maquiagem, tendências, cosméticos, streetstyle, corte de cabelos, marcas, etiquetas e combinações do vestuário feminino. Em 2011 é lançado o F*hits, a primeira plataforma de blog de moda e lifestyle do mundo, criado pela empresária Alice Ferraz, dona de uma agência de comunicação e publicidade em São Paulo, aproveitando o auge da blogosfera para a venda de roupas e acessórios na internet. A página do F*hits em pouco tempo conseguiu reunir 25 páginas de top blogueiras que tinham cerca de 25 milhões de acessos.

“No começo era um hobby. Eu colocava meus books no Orkut, na época era a rede social que bombava. Vários amigos começaram a perguntar de onde eram as peças e como combinavam elas. Daí me veio a ideia de criar um blog. Eu costumo falar muito do meu dia a dia, tendências, dicas, coisas que estudo e tudo que é de informação. A minha vida gira em torno do blog e das minhas redes sociais. Eu vivo em função disso”, diz a blogueira e fashion design Edith Gomes.

Blogueira: Edith Gomes
Blogueira: Edith Gomes

Atualmente, o blog não se resume apenas no diário online que traduz o dia a dia de seus autores, mas, acima de tudo, é um grande mercado de negócios e relações profissionais. Além do mais, é um espaço para a manifestação e expressão de inúmeras linguagens existentes na sociedade. O blog é uma empresa virtual que comunica as diferentes versões de autores, segmentos, comércios, públicos, propaganda, status, perfis e mistura de culturas conectadas a todo instante no mundo. Ainda, o espaço passou a ser compreendido como um mercado de publicidade online através da venda de produtos, trocas, informações, promoções e divulgações de forma simples e econômica, facilitando os negócios e multiplicando o dinheiro no bolso de inúmeras empresas.

A repercussão dos blogs faz parte desse avanço e elenca, além de uma produção de moda, o serviço eficiente de publicidade na função de informar, produzir, vender, animar e motivar os internautas a comprar diretamente sem precisar sair de casa. A ferramenta estabeleceu o estilo de vida (lifestyle) como produto comercial que atingiu nos últimos anos o recorde de vendas em comparação ao comércio convencional. Ninguém imaginava que a forma de viver, comer, vestir, viajar e os modos influenciariam ao ponto de gerar renda. As grandes marcas de luxo vêm apostando com frequência nas blogueiras e blogueiros para a expansão das vendas e o reconhecimento no mercado e nas redes sociais.

“O blog Homem etc. é um universo alternativo do homem que se interessa por Rock’n’Roll, literatura e arte. A página fala do universo masculino onde ele é mais sensível e vaidoso – mas não é um atleta. Agente tenta prestar um serviço e passar uma informação”, diz o blogueiro Diego Gregório.

Blogueiro: Diego Gregório

Recentemente a publicidade de moda direcionou o foco no famoso lifestyle como o produto da vez. Não era de se esperar que pessoas comuns estampassem catálogos e lookbooks acelerando o número de vendas ao invés de top models e artistas de TV. Os blogueiros são um diferencial de negócio, tornando-se mais importantes para as empresas que as próprias redes sociais e estereótipos. Eles conquistaram um espaço que antes era restrito e exclusivo para um perfil.

O padrão conceitual das passarelas, embora seja predominante, não tem desanimado quem vem ganhando bem com a vida de blogueiro. Inicialmente, a visão amadora tomava conta da imagem dos autores assim como de suas produções, com o auge, a classe ganhou o título de formadores de opinião, conquistando lugar na mídia e sendo requisitados por muitos. Hoje, eles são vistos por toda a parte, seja em eventos, televisão, rádio, lançamentos, concursos, feiras de moda, arte e cultura. Além disso, a blogolândia produz muito mais em relação a outros veículos, contando com a participação complementar de jornalistas, revisores, publicitários e designers realizando o conteúdo ou a programação.

E agora, pensando em ser blogueiro? 

 

11219059_536702383147475_4434980115997658297_n  Por: Lima Sousa/ Edição: Lima S./ Revisão: Fernanda Silvia Barroso/ Fotógrafo: Anibal Lopes/ Agradecimentos: Espaço O POVO Cultura e Arte/ Diego Gregório e Edith Gomes/ Organizadora: Natércia Melo.

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