Um porto seguro na hora de dar à luz

Um diálogo sobre a função da Doula para as mulheres que buscam viver o parto humanizado

 Coluna: Minha praia é 

Por: Lima S. | Fotógrafa da Entrevista: @Ana Hélia

Na sala de parto uma mulher a parir diz: Eu vou gritar simmm pro meu bebê!

Eu acredito em você. Você consegue! Você é capaz!

Mantenha a calma, relaxe, e respire fundo. Vamos lá?! Um, dois e três, isso, mais uma vez. Agora, inspira pelo nariz e expira pela boca. Muito bem. Escute, irei falar baixinho: Você está indo super bem. Concentra. Esse parto é o seu momento. Acredite em você, no seu corpo. Olha pra mim. Eu acredito em você. Você consegue! Você é capaz! Mais que uma assistente de parto, sou sua amiga, seu amparo, seu colo, ou melhor, serei seu porto seguro. Já estamos quase chegando ao fim, falta pouco para dar à luz. O bebê está a caminho. Menos uma contração. Está cada vez mais próximo. Pronto, o bebê já nasceu.

A primeira impressão é que a médica está tranquilizando a gestante em trabalho de parto, quando na verdade, a fala é de uma profissional cuja função é dedicada à assistência a mulheres grávidas. A Doula é essa mulher que acompanha o período da gestação até o momento da grávida dar à luz. Ela está comprometida com a futura mamãe assumindo o papel de amiga, conselheira, e na maior parte do tempo é o ombro que acolhe as suas emoções. Na prática, o conjunto de técnicas utilizadas pela Doula no auxílio a gestantes é conhecido como ‘doulagem’, sendo a prática mais antiga para tornar o parto o mais humanizado possível; essa experiência de cuidados que se mantém antes, durante e depois do auge, – o nascimento do bebê – procede sobre o olhar da Doula que orienta neste momento tão delicado que é dar à luz uma nova vida! Tarefa que exerce muito bem a gaúcha Yorrana Farias, que mora no Ceará desde muito cedo e se sente ‘cearense de coração’. É ela quem abre este diálogo sobre a prática do parto humanizado que remonta os valores da nossa cultura.

Na verdade eu nunca pensei na possibilidade de ser Doula. Sempre a vi como uma profissional de muita responsabilidade nas mãos. Embora não seja sua função atender o parto com as intervenções técnicas, a demanda da Doula para com a gestante é outra, e mesmo assim já encarava como uma prática muito séria que não imaginava na minha vida, expressa Yorrana Farias.

‘Parto com Amor’

Ela não cogitava a possibilidade de um dia assumir o ofício de Doula, quanto mais se via parte da equipe ‘Parto com Amor’, composta por dois médicos e duas enfermeiras obstetras, por meio da qual atende às gestantes na capital cearense. A decisão de se tornar ‘Doula’ veio após a experiência do seu próprio parto. Na época,sem muito tempo para fazer os planos de como gostaria de viver o momento mais importante de sua vida, Yorrana Farias passou com muito esforço o trabalho de parto que aconteceu espontaneamente. 

Na varanda do Vila das Artes

Já que o meu parto não foi da forma como eu queria, tomando rumos bem diferentes, então pensei como seria bacana ajudar outras mulheres a ter um parto que eu não tive. Claro, respeitando a individualidade de cada uma delas, porque toda mulher é única. E foi aí que desejei proporcionar a elas um momento mais respeitoso, que fosse mais delas e pudesse desempenhar o seu papel da melhor forma possível,comenta Yorrana F.

Embora não tenha tido seu parto da forma desejada, isso não foi um impedimento para que, cada vez mais, Yorrana tivesse o desejo de ajudar mulheres a vivenciar seus partos de maneira ativa e respeitosa. Entretanto, ela se via convidada à missão mais antiga na história dos homens, tendo que reviver as cenas de quando concebeu o primeiro filho(a). Dessa vez, na vida de outras mulheres. E,de um jeito completamente diferente. A sua função seria amparar, sentir e ouvir a muitas e muitas mulheres da capital de fortaleza. Uma delas foi a Ana Nara.

Leia mais>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s