Café Fashion Ceará

Foto: Silvio Junior
Apresentação: Lima S.

O circuito da moda neste ano deu início com força total em Fortaleza. Em 2016, a novidade do momento para o público que discute moda para além das passarelas foi o lançamento do Café Fashion. Um evento embrionário, mas que já integra o rol dos principais eventos da moda local da cidade.

Organizado pela suplente do Fórum Permanente de Moda Tatiana de Os, juntamente com o incentivo da comissão executiva do mesmo, o Café Fashion se destinou a todos os estudantes, profissionais e simpatizantes da cultura da moda, e sua realização promoveu uma conversa atualizada sobre moda, cultura e negócio entre os profissionais no seu campo de atuação. A programação gratuita aconteceu no Estoril, na Praia de Iracema, considerado um dos points mais famosos pela boemia fortalezense que o estampa. 

Tatiana de Os
Tatiana de Os

O Café Fashion surgiu dentro das reuniões do Fórum Permanente de Moda com a ideia de um bate-papo sobre moda, arte e cultura.Tudo isso regado a um delicioso cafezinho. O seu objetivo é levar um entendimento da moda como linguagem artística, cultural e patrimônio, afirma Tatiana de Os

O ensaio do projeto contou com a participação de convidados importantes. Estão na playlist nomes como Ivanildo Nunes(renomado estilista cearense de alta costura), que falou sobre sua experiência com moda e projetos sociais dentro do Estado e Regina Almeida(coordenadora do curso de ensino superior de Desing de Moda da Faculdade Ateneu), que conversou sobre ‘Negócios de moda e gestão– políticas públicas e a moda’.

Entre outros nomes importantes da cena fashion e cultural do Estado estiveram presentes durante o encontro o Conselheiro do Fórum Permanente de Moda, Antonio Pinto; Ana Cláudia Farias, coordenadora do curso de moda da Unifor; a professora Waleska Zuim; a professora Raquel Gondim; Juliana Romero, técnica de laboratório da UNIFOR; a  figurinista Lily Menezes da marca Ballet Mix; o estilista Valne Colibri; o estilista David Lee; Marjorie Nepomuceno da Dedo de Moça Produtora; Angelo Maciel, representando toda a equipe da SECULTFOR– Secretaria de Cultura de Fortaleza; o fotógrafo Silvio Junior da Made On Filmes e Produções, que fez os flashes da tarde; entre vários alunos do curso de Designer de Moda das faculdades UFC, ATENEU, FIC e FANOR.

Para a tarde ficar digna de um Café Fashion, não poderiam faltar os produtos do Escritório de Criação (@escritorio_de_criacao), por Stéfany Cardoso, com suas peças super criativas; o artesanato das arteiras por Cláudia Alencar; a exclusividade das peças do Ateliê Dona Bia, por Josy Mariana; e a fashionteca da Livraria Atelier das Letras, por Yaskara Monteiro (@livrariaatelierdasletras).

Uma tarde movimentada onde a moda foi o foco para os convidados de todas as tribos do mundo fashion. Um marco inusitado para os criadores do glamour, onde moda, cultura e café se combinam entre muitos outros significados, inclusive com sol e mar, tudo a ver com a Terra da Luz. Tudo isso configurado ao sabor de um cafezinho delicioso da cafeteria Café 3 Corações, que serviu com bom gosto e qualidade o melhor do café da cidade que é referência em liderança do mercado brasileiro.

O grande diferencial do Café Fashion está na discussão da moda para além das passarelas. A moda é muito mais do que a roupa. Ela é uma intervenção da cultura de um povo. É um mecanismo social que vai além do vestir. É esse o olhar que irá movimentar os nossos encontros a cada dois meses, defende a suplente Tatiana de Os

Estoril
Estoril

Quem não apareceu por lá, nem por isso, ficou de fora. O Café Fashion é um novo ponto de encontro para todos os interessados na proposta de intimizar, integrar, compartilhar e realizar trocas entre si. Prepare-se, pois logo a ideia pode ser incluída no calendário cultural da cidade. Para tanto, a suplente do Fórum Permanente de Moda e organizadora do evento, Tatiana de Os, não mede seus esforços na defesa de uma nova política de moda dentro de Fortaleza. Então fique atento para não perder as próximas edições do evento. No Instagram, a página oficial já está disponível para o público seguir (@cafefashionceara). Fique por dentro. O Café Fashion promete!

Por: Lima S./ Edição: Lima S./ Agradecimentos: Fotógrafo: Silvio Junior- Made On Filmes e Produções / Olhos de Lince: Juliana Nascimento/ Attofavo: Rua, Floriano Peixoto, 1407 – Centro (www.attofavo.com.br) / Vinyle Café: Rua, Waldery Uchôa, 42 – Benfica, Fortaleza – CE.