Dragão Fashion Brasil 2016

Por: Lima Sousa – Fotos: Anderson Rocha

Ivanildo Nunes/ Model Jade Assunção
Ivanildo Nunes

O Dragão Fashion Brasil é um dos maiores eventos de referência no Ceará quando o assunto é a moda autoral brasileira do país. Em sua 17ª edição, o evento é comandado pelo produtor Cláudio Silveira e já é consolidado em nível nacional, configurando um dos palcos mais importantes para os grandes nomes da moda local, destacando a participação dos novos talentos e as atrações internacionais que integram o cenário fashion durante os dias que se realiza.

“O Dragão Fashion é a minha plataforma de divulgação.É através dele que consigo chegar na Europa e em outros países da América. A cada edição é uma busca de superação em sete anos de participação no evento”, diz Ivanildo Nunes.

Ivanildo Nunes
Ivanildo Nunes

Neste ano, o evento apostou no “Sangue Latino: Fatores de Identidade da Moda Autoral Latino-americana” como tema central. A Colômbia aterrissou em solo nordestino para apresentar a gama de suas versões inusitadas pela Capital do Sol. Na bagagem do país que é conhecido por ter uma indústria têxtil de porte, o evento trouxe pela primeira vez, nesse intercâmbio Brasil-Colômbia, o desfile da marca colombiana Lenerd e a exposição “Artesanías de Colombia”, uma mostra de objetos de moda e design assinados por criadores colombianos. O DFB 2016 vestiu de corpo e alma a camisa da Colombia e estampou a cara em clima àla colombiana.

“Um único ser não faz nada sozinho, são vários seres realizando algo numa realidade compartilhada. Na coleção ‘Unicidade do Ser’ é que todos nós somos diferentes e, por incrível que pareça, por mais que buscamos nos agrupar, a verdade é que nós queremos é ser diferentes. É isso que a moda permite através da roupa, ela dá essa oportunidade para que as pessoas venham a ser únicas”, afirma o estilista Ivanildo Nunes.

DFB 2016-273Além disso, o Dragão Fashion Brasil 2016 apresentou nesta edição uma sequência dinâmica ao longo da sua programação, oferecendo novidades ao público com o 1º Encontro dos Cursos de Moda do Ceará e reiterando momentos como o Dragão Pensando Moda (DPM) – 1º Seminário Internacional de Moda, Cultura e Desenvolvimento, o Concurso dos Novos, comunidade: moda, workshops, shows, performances culturais, gastronomia, desfiles de estilistas consagrados da capital cearense e outros nomes da moda no Brasil.

“O cearense em si, ele é muito criativo em todos os aspectos, seja no humor, na moda, no cinema ou no teatro. E um dos grandes talentos que eu sempre reverencio é o Claudio Silveira. É ele quem leva o nosso celeiro para o mundo inteiro visualizar”, diz o estilista Kallil Nepomuceno.

Kallil Nepomuceno
Kallil Nepomuceno

Estilistas famosos da casa, como Ivanildo Nunes e Kallil Nepomuceno, são alguns dos dragões que passaram nesta edição com a temática Sangue Latino. Conhecidos pela exuberância da alta-costura, eles apostaram como sempre na alma feminina. Ivanildo Nunes mostrou a coleção cujo foco foi a “Unicidade do Ser” e Kallil Nepomuceno, sem uma temática específica, deixou uma reflexão em “Um Olhar Sobre o Cinema” no seu trabalho. 

“O Dragão Fashion Brasil é a ponte que te leva ao mundo para que as pessoas lancem um olhar nos talentos do Ceará. É um canal que nos leva ao sucesso. Somos um celeiro de grandes criadores, nós temos muito talento no nosso Estado”, afirma o estilista Kallil Nepomuceno.

Mas não para por aí! Ainda nesta edição, o cenário do DFB 2016 continuou sendo o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. O local propiciou ao público da moda do dia 4 a 7 de maio um total de 32 desfiles autorais, com 22 deles assinados por criadores brasileiros e convidados. E, para fazer bonito, o DFB 2016 inseriu novos ambientes como o “Moda e Design; Moda, Cultura e Comércio e Multicultural”, atendendo àqueles que não dispensam assistir um diferencial de moda autoral quando se fala em Dragão Fashion Brasil. 

Revisado por: Janaina Gonçalves (Olhos de Lince Revisão)